7 de fev. de 2010

Chamados para Servir


Eu lhes dei exemplo para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum servo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem dessas coisas, felizes serão se as praticarem. (João 13:15-17)


Hoje em uma conversa com uma amiga da qual dizia não saber qual era o seu dom, minha mente foi levada para a cena que ocorre pouco antes do texto citado acima, na qual Jesus se torna servo e lava os pés de seus discípulos, demonstrado humildade, amor e zelo.

O que muitas pessoas se esquecem é que o dom de servir é um dos dons mais bonitos e expressivos diante de Deus. O próprio Jesus quando colocado a prova pelos fariseus lhes respondeu a cerca de qual seria o maior mandamento: Amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo seu entendimento e amar ao próximo como a si mesmo. (Mateus 22:37.38). É como se Jesus estivesse dizendo pra eles: Sirvam a Deus e ao próximo, mas não um servir por obrigação, mas por amor, por querer oferecer algo.

Nos dias de hoje nos deparamos com tantos ministérios lindos aparentemente, mas que têm se esquecido do verdadeiro sentido de servir. Uns só cantam se pagarem quantia tal, outros só pregam para um número X de pessoas e ainda outros só querem participar de cultos que contenham o maior número de pessoas. Sentem necessidades de serem vistas, aplaudidas, recompensadas pelos seus atos e por tudo o que fazem, se esquecendo que seus dons são dados por Deus e que só podem ser usados pela misericórdia Dele.

Uns dias atrás eu estava com meu domingo todo esquematizado, pensei em ir na minha igreja de manhã e a noite assistir um grupo de louvor que viria em outra igreja, mas um telefonema na sexta feira a noite mudou tudo, um convite de ultima hora para cantar no culto da manhã e da noite de uma tal igreja. Como dependia de uns amigos que sempre me acompanham para as igrejas que vou, fiquei de dar a resposta no sábado. Assim que desliguei o telefone a minha mente dizia: Poxa meu domingo já estava todo esquematizado e agora?, mas o Senhor me trouxe a mente um trecho de uma das músicas que Ele mesmo deu "Usa-me" que diz assim: Não quero buscar meus interesses mas obedecer o Teu mandar... Aquilo bateu de uma forma em meu coração que fiquei constrangida e mesmo que meus amigos não fossem de alguma maneira eu iria pra lá.

Bom encurtando a história, deu tudo certo para irmos e foi um dia de bênçãos, maravilhas, salvações e milagres do Senhor, coisa que eu não poderia trocar por nada. Nenhum daqueles lugares que eu estava pra ir poderia me dar aquela sensação de ter obedecido e servido a Deus e aos meus próximos, mesmo que eu não os conhecessem tão bem, mas que Deus os conhecia e queria fazer Sua obra lá quer seja através das palavras, quer seja através dos louvores, poderia fazer.

Quanta gratidão há no meu coração em saber que em meio as minhas fragilidades o Senhor vem, usa e faz frutificar sua graça. Quantas palavras de consolo, apoio e amor recebidas, quantos testemunhos que eu os devolvo a Deus, pois sem Ele eu não posso fazer nada. Quanta alegria de servir através do ministério que Deus a mim confiou. Toda honra seja dada ao nosso Deus..

Talvez você esteja achando essa história toda muito bonita e esteja se perguntando eu não tenho um dom assim. Mas querido Deus te deu outros, o servir não é somente para os que pregam e cantam, mas para todos. Posso citar tantos ministérios preciosos em nosso meio: o da intercessão, sem qual muitos de nós não estaríamos de pé e nem nossas igrejas e líderes; o ministério da ação social; o ministério com prostitutas e viciados; o ministério da disposição, sim disposição há pessoas que sempre estão dispostas a ajudar no que for, aquele típico "pau pra toda obra", sem eles as ocasiões e eventos das igrejas não seriam nada; ah e ainda tem o ministério do amor, tem pessoas que têm dom de ouvir as outras, dar uma palavra de ânimo ou apenas ficar em silêncio para que o outro se sinta bem. Enfim são tantos dons que não caberiam aqui, mas que têm tanto valor quanto o que Deus me deu, pois o Senhor não vê como o homem vê mas vê o coração. Aleluia....

Amados que o Senhor os inspire a praticar o que Jesus, o Mestre, Deus e Senhor nos ensinou: Servir.

Que o servir não seja um pesar e nem uma obrigação mas um ato de amor que brota do nosso coração, pois ainda que não sejamos merecedores de honra nenhuma veremos a glória de Deus...



E lembre-se todos nós somos chamados para servir... Sirva você também..